Fábio Yabu é escritor e roteirista, com trabalhos reconhecidos nas mais diversas mídias, de quadrinhos à TV, passando pela literatura e games. Criou a primeira história em quadrinhos animados do mundo, “Combo Rangers”, que há 20 anos conquista a imaginação de crianças e adultos. Na TV, criou a série animada “Princesas do Mar”, exibida em mais de 50 países e, na literatura, tem obras publicadas pelas maiores casas editoriais do país. Em 2018, foi escolhido pela Toei Company para recomeçar a saga de “O Fantástico Jaspion”, clássico dos anos 80, em mangá, em continuação oficial. A obra será lançada no final de 2020 pela JBC Editora.
Michel Borges nasceu em 1982 na cidade de Santo André, SP. Começou a carreira como colorista na revista “Combo Rangers”, e desde então, tem atuado como ilustrador, colorista e autor independente. Junto com Fábio Yabu, foi escolhido pela Toei Company para recriar o clássico “O Fantástico Jaspion” em quadrinhos.
Apresentado pela Nissan em 2017, esta tecnologia busca garantir um sistema de mobilidade integrada em que milhões de automóveis autônomos podem estar nas estradas juntos com segurança e tranquilidade. A SAM pode ajudar carros a transitar em meio a situações imprevistas que ocorrem nas ruas das cidades, tais como acidentes, obras na estrada ou outros obstáculos. Com ela, os veículos autônomos são inteligentes o suficiente para saber quando não devem decidir a rota por si sós. Em casos como este os veículos chegam a um ponto seguro e pedem ajuda do centro de comando. A medida que o sistema aprende com a experiência, e a tecnologia autônoma evolui, os veículos vão precisar de menos assistência.
É um dos focos da mobilidade inteligente da Nissan. Por isso, a empresa tem um portfólio global inovador com diferentes soluções de tecnologias eficientes, o que inclui o Nissan LEAF, o carro 100% elétrico mais vendido do mundo. Entre outros benefícios, as tecnologias elétricas representam uma economia para o consumidor, são importantes para um futuro mais autônomo e conectado e, ainda, reduzem as emissões de gases no meio ambiente.
É a base para os veículos autônomos do futuro, permitindo que os motoristas permaneçam centrados em uma faixa de rodagem, enfrentem o trânsito das cidades e mantenham a velocidade e a distância para o veículo à frente predefinidas. Tudo isso é controlado de forma intuitiva por meio de dois botões. Ele foi projetado para ser mais intuitivo e fácil de usar em comparação com outras tecnologias de assistência ao condutor.
O sistema é composto por quatro câmeras externas instaladas na frente, na traseira e em ambos os retrovisores do carro. Elas reproduzem uma visão periférica de 360 graus. Esta tecnologia, presente no Brasil nos modelos Nissan LEAF, Kicks, Frontier e Novo Versa, auxilia os condutores a estacionar e manobrar de ré com mais facilidade e segurança. Além de detectar objetos em movimento em torno do veículo e emitir alertas visuais e sonoros, oferecendo maior segurança ao condutor.